Sony divulga seus resultados do últimos trimestre do ano

A Sony publicou os resultados financeiros completos para seu terceiro trimestre fiscal (o quarto para todas as outras empresas), e as coisas estão muito mornas para a gigante japonesa de tecnologia. No geral, a empresa teve apenas um 1 bilhão de dólares em lucro nos três meses completados em 31 de dezembro de 2015. A Sony viu um aumento significativo nas vendas de software para PS4, e em seu departamento de audiovisual. Infelizmente, um declínio substancial nas vendas de smartphones significa que a empresa como um todo só aumentou sua receita em 0,5% no mesmo trimestre de um ano atrás.

O negócio de smartphones da Sony arrecadou cerca de 3,2 bilhões em vendas, e fez a companhia lucrar 201 milhões de dólares. As vendas diminuíram em quase 15% no ano-a-ano, devido a uma diminuição significativa nas vendas de unidades de smartphone, após a decisão da empresa de lançar menos celulares e gastar menos no desenvolvimento e comercialização. Embora a receita tenha sido baixa, o lucro da Sony no setor subiu 133%, o que sugere que a nova estratégia de menos é mais está funcionando para a empresa.

Nas próprias palavras de Sony:

“O resultado operacional aumentou 13,8 bilhões de ienes no ano-a-ano para 24,1 bilhões de ienes (201 milhões de dólares americanos). Este aumento significativo deveu-se principalmente a uma melhora no mix de produtos que reflete uma mudança para modelos de alto valor agregado, bem como reduções nos custos, incluindo as despesas administrativas marketing, pesquisa e desenvolvimento e outras vendas, gerais e, parcialmente compensado pela mencionada diminuição em vendas unitárias de smartphones e do impacto negativo da valorização do dólar norte-americano, refletindo o alto custo de operações efetuadas em territórios norte-americanos. Durante o trimestre atual, houve um impacto negativo 18 bilhões de ienes das flutuações das taxas de câmbio.”

A mudança da de foco da Sony, obviamente, resultou na venda de menos telefone, e na geração de uma receita mais baixa. Mas o lado bom é que a divisão móvel da empresa lucrou muito mais como um resultado.

Como a Sony planeja lançar a sua linha Xperia Z5 nos EUA, a pergunta deve ser feita quanto a visão de longo prazo da outrora gigante do setor de telefonia móvel. Será que vai continuar a operar da maneira que tem feito e aceito uma pequena fatia de quota de mercado em troca de melhores margens de lucro? Ou, vai entrar na onde “características superiores a um preço acessível”?

 

Fonte: Jornal Floripa

Tags: ,

Sobre o Autor

breno_cordeiro@hotmail.com

post relacionado

Apresentar um comentário

Nome de exibição

E-mail

Título

Mensagem